Посмотреть и скачать с Яндекс Диска
yadi.sk
Em 1957, os alunos da Akaflieg München começaram a projetar e construir o planador motorizado Mü23 Saurier. Usando a técnica clássica de construção da Escola de Munique, o Mü23 foi construído usando um tubo de aço soldado revestido com tecido para a fuselagem, bem como asas de madeira e asas revestidas com madeira compensada e tecido. O piloto fica logo atrás do motor, sob um toldo transparente, e o passageiro fica na cabine, sob a seção central da asa, como no Akaflieg München Mü10 Milan.
O uso da seção aerodinâmica da Mü Scheibe proporcionou ao M23 excelente desempenho em baixas velocidades, pouso e decolagens curtos, mas o desenvolvimento foi mais lento devido a problemas com os motores selecionados, primeiro o Volkswagen VW1200, depois o Braendle ZB700 e, finalmente, o Volkswagen VW1500N, que apresentaram desempenho satisfatório.
Como a aeronave podia ser garantida com o motor VW1500N, o Mü23 foi bem-sucedido em competições de planadores e planadores. Em 2010, o Mü23 passa por uma restauração.
Especificações (Mü23 Saurier)
Dados Mü23 "Saurier"
Funcionalidades comuns
Tripulação: 1
Capacidade: 1
Envergadura: 20 m (65 pés. 7 pol.)
Área da asa: 24 m 2 (258 pés 2)
Proporção da imagem: 16,7
Perfil da asa: Mü Scheibe
Peso vazio: 477 kg (1.052 lbs)
Peso bruto: 700 kg (1.543 lbs)
Motor: 1 × Volkswagen VW1500N, 33,5 kW (45 CV)